quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pensando educação e tecnologia


Esse é um texto diferente. Geralmente, quando escrevo, não escrevo para alguém em específico. No entanto, esse texto está sendo escrito para os meus alunos do 9º ano. Recentemente, em meio as nossas discussões sobre as revoluções industriais pedi-lhes uma reflexão sobre os impactos das tecnologias em suas vidas e na escola. Assim, com esse texto eu venho entrar nesse debate, apontando algumas questões para ajudar (e até mesmo colocar algumas dúvidas, hehe) no trabalho de vocês.
Imaginar a vida atualmente sem as tecnologias ligadas à informática parece ser impossível. Os computadores, os tablets, notebooks, celulares, iphones, ipods e afins entraram de tal forma em nossas vidas que parece improvável que abandonemos todas essas tralhas eletrônicas.
A primeira vista, nossa primeira análise é considerar que essas tecnologias auxiliam bastante em nossa vida cotidiana, facilitando a comunicação, o acesso fácil a informações, conteúdos culturais, bem como em nossos estudos, afinal, o Google é a nossa grande enciclopédia moderna!
De fato, todos esses produtos podem facilitar nossa vida e nossos estudos. Sempre em meus estudos e pesquisas me pego pensando nas gerações anteriores que desenvolveram todo o conhecimento da humanidade sem a ajuda de nenhum mecanismo de busca global.
No entanto, é necessário pensar sobre como estamos utilizando essas tecnologias em nossas vidas e em nossos estudos. O impacto do desenvolvimento industrial e das tecnologias de informática fizeram com o que o mundo se tornasse extremamente acelerado: estudamos, trabalhamos, enfim, vivemos, sobretudo nas grandes cidades freneticamente, de modo que precisamos que outros pontos de nossas vidas acompanhem essa velocidade.
Assim, gostamos de tudo aquilo que é rápido, tecnológico. Até quando vamos comer optamos pelos fast foods (o que significa todas as formas de restaurantes que servem comida rápida, não só os McDonald’s ou os Burguer King’s) porque estamos sempre na correria do dia-a-dia, procurando a alternativa mais rápida para caber no nosso curto tempo livre para almoço. Todavia, essa velocidade no que diz respeito aos estudos pode ser extremamente prejudicial. Geralmente, o que obtemos a partir de buscas na internet e em jornais são apenas informações rápidas e superficiais sobre o que queremos saber.
Com isso, nos acostumados a aprender a partir de informações curtas, rápidas e superficiais, como um tweet. Assim, quando precisamos desenvolver um raciocínio que vai além da lógica das informações simples encontramos sérias dificuldades. A produção do conhecimento é lenta, enquanto a produção da informação é rápida.
Obviamente, não quero dizer que a tecnologia tenha que ser abolida de nossas vidas e de nossas escolas. Pelo contrário, creio que precisamos refletir como utilizar essas tecnologias do melhor modo possível, para contribuir para a produção do conhecimento! O que pretendo ressaltar é que a tecnologia utilizada na escola sem qualquer reflexão pode não auxiliar em muita coisa! Sem uma reflexão e preparo, o uso de slides, filmes, softwares pode servir somente para trazer informações aos alunos.
Portanto, concluindo, as mais diversas tecnologias devem ser usadas para promover o conhecimento e não simplesmente para transmitir informações para os alunos. Além disso, acredito que a utilização da tecnologia em sala de aula pode ser um ótimo jeito para aproximar os professores, a escola e os alunos, despertando o interesse pelo estudo.

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