Esse
é um texto diferente. Geralmente, quando escrevo, não escrevo para alguém em
específico. No entanto, esse texto está sendo escrito para os meus alunos do 9º
ano. Recentemente, em meio as nossas discussões sobre as revoluções industriais
pedi-lhes uma reflexão sobre os impactos das tecnologias em suas vidas e na
escola. Assim, com esse texto eu venho entrar nesse debate, apontando algumas
questões para ajudar (e até mesmo colocar algumas dúvidas, hehe) no trabalho de
vocês.
Imaginar
a vida atualmente sem as tecnologias ligadas à informática parece ser
impossível. Os computadores, os tablets, notebooks, celulares, iphones, ipods e
afins entraram de tal forma em nossas vidas que parece improvável que
abandonemos todas essas tralhas eletrônicas.
A
primeira vista, nossa primeira análise é considerar que essas tecnologias
auxiliam bastante em nossa vida cotidiana, facilitando a comunicação, o acesso
fácil a informações, conteúdos culturais, bem como em nossos estudos, afinal, o
Google é a nossa grande enciclopédia moderna!
De
fato, todos esses produtos podem facilitar nossa vida e nossos estudos. Sempre
em meus estudos e pesquisas me pego pensando nas gerações anteriores que
desenvolveram todo o conhecimento da humanidade sem a ajuda de nenhum mecanismo
de busca global.
No
entanto, é necessário pensar sobre como estamos utilizando essas tecnologias em
nossas vidas e em nossos estudos. O impacto do desenvolvimento industrial e das
tecnologias de informática fizeram com o que o mundo se tornasse extremamente
acelerado: estudamos, trabalhamos, enfim, vivemos, sobretudo nas grandes
cidades freneticamente, de modo que precisamos que outros pontos de nossas
vidas acompanhem essa velocidade.
Assim,
gostamos de tudo aquilo que é rápido, tecnológico. Até quando vamos comer
optamos pelos fast foods (o que
significa todas as formas de restaurantes que servem comida rápida, não só os
McDonald’s ou os Burguer King’s) porque estamos sempre na correria do
dia-a-dia, procurando a alternativa mais rápida para caber no nosso curto tempo
livre para almoço. Todavia, essa velocidade no que diz respeito aos estudos
pode ser extremamente prejudicial. Geralmente, o que obtemos a partir de buscas
na internet e em jornais são apenas informações rápidas e superficiais sobre o
que queremos saber.
Com
isso, nos acostumados a aprender a partir de informações curtas, rápidas e
superficiais, como um tweet. Assim,
quando precisamos desenvolver um raciocínio que vai além da lógica das
informações simples encontramos sérias dificuldades. A produção do conhecimento
é lenta, enquanto a produção da informação é rápida.
Obviamente,
não quero dizer que a tecnologia tenha que ser abolida de nossas vidas e de
nossas escolas. Pelo contrário, creio que precisamos refletir como utilizar
essas tecnologias do melhor modo possível, para contribuir para a produção do
conhecimento! O que pretendo ressaltar é que a tecnologia utilizada na escola
sem qualquer reflexão pode não auxiliar em muita coisa! Sem uma reflexão e
preparo, o uso de slides, filmes, softwares pode servir somente para
trazer informações aos alunos.
Portanto,
concluindo, as mais diversas tecnologias devem ser usadas para promover o
conhecimento e não simplesmente para transmitir informações para os alunos.
Além disso, acredito que a utilização da tecnologia em sala de aula pode ser um
ótimo jeito para aproximar os professores, a escola e os alunos, despertando o
interesse pelo estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário